A infiltração é motivo de dor de cabeça para os proprietários de imóveis. Qualquer ambiente da casa ou do apartamento está sujeito aos seus efeitos nocivos que podem chegar em casos extremos a comprometer a estrutura. As maiores vítimas da infiltração são banheiro, cozinha e área de serviço, ambientes que possuem a instalação hidráulica do imóvel.
De acordo com o especialista da EMONO, Eduardo Silva, existem causas recorrentes para o aparecimento do problema. A falta de impermeabilização adequada antes de instalar revestimentos em lajes, paredes e pisos é uma delas. O trabalho ruim ao instalar portas e janelas, o que permite entrada de água da chuva, representa outra. Tem ainda o jardim ou floreira, que pode causar infiltração caso a parede em contato não seja impermeabilizada.
Reunimos abaixo quatro formas de proteger seu imóvel da infiltração.
1) Compre produtos de qualidade para a obra
A escolha dos materiais corretos e de sistemas construtivos e de impermeabilização adequados garante o trabalho preventivo.
A equipe responsável pela reforma ou construção deve se atentar ainda para o chamado “microclima” da região a fim de antecipar possíveis problemas no futuro como a infiltração. Os profissionais devem se preocupar em saber o nível de umidade do local, por exemplo.
2) Utilize a impermeabilização correta
Os impermeabilizantes são usados em quase todas as partes da construção como fundações, subsolos, áreas molháveis, lajes, piscinas, reservatórios e paredes de contenção. Há dois tipos de impermeabilizante no mercado: rígido e flexível.
O primeiro é recomendado para as partes estáveis da construção, locais menos sujeitos ao aparecimento de trincas e fissuras, que podem comprometer a impermeabilização. O segundo é considerado elástico e, por essa razão, utilizado em lajes (térreas e localizadas na cobertura), que enfrentam oscilação natural em sua estrutura por conta da mudança da temperatura.
3) Use mantas próprias nas jardineiras ou floreiras
Esse material pertence ao tipo flexível de impermeabilizante e é recomendado para jardineiras ou floreiras. Algumas plantas perfuram com suas raízes qualquer tipo de estrutura, incluindo o concreto, o que pode gerar infiltração de água a cada chuva.
4) Corrija a infiltração o mais rápido possível
Ao comprovar a existência de infiltração, o conserto deve ser feito rapidamente. Com o tempo, revestimentos tendem a se soltar por causa da umidade. Caso a infiltração venha do vizinho, o primeiro passo deve ser mostrar para ele as consequências do problema no seu imóvel. Se você não perceber pressa para resolver, envolva o síndico para que seja seu aliado.
O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário aqui no post!