Você deve conservar seus móveis de madeira, já que eles não costumam sair por um preço baixo. Em uma loja de planejados, por exemplo, percebe-se rapidamente que qualquer modelo, por mais simples que seja, tem um alto preço. Para ajudá-lo a manter seus móveis em boas condições por mais tempo, confira as dicas abaixo.
1) Não sobrecarregue as prateleiras
Peso acima do suportado é uma das maiores ameaças. O excesso de peso faz a madeira vergar. Esse descuido ocorre geralmente na cozinha. Ao perceber qualquer sinal disso, distribua melhor a louça entre os móveis disponíveis. Caso não seja possível, coloque latas nas prateleiras mais baixas para que a base conte com maior apoio.
2) Não bata portas e gavetas
As dobradiças das portas, que contam geralmente com amortecimento, são concebidas para fechar em determinado tempo. Ao empurrar a porta com força, o mecanismo interno é acelerado de forma brusca. Com o tempo, o impacto da batida pode fazer a parte frontal se soltar. Tem ainda quem se pendure nas portas para pegar algo em prateleira superior. Essa atitude é temerária para os mecanismos existentes.
3) Proteja a madeira do sol
Exposição ao sol o tempo inteiro desgasta a madeira, que tende a escurecer com o passar dos dias. Caso o móvel esteja perto da janela, adquira rapidamente uma cortina para evitar a exposição excessiva à luz natural.
4) Cuidado com a água
A água pode ser alçada ao posto de maior vilã dos móveis de madeira, principalmente aqueles feitos de MDF ou aglomerado. O líquido é absorvido pelo material, que incha e pode esfacelar. A dica é não jogar água em cima dos móveis durante a limpeza. Umedecer o pano para passá-lo de forma suave é o procedimento correto.
5) Atenção para a limpeza
Para conservar seus móveis de madeira, você deve ter atenção especial com a limpeza. Já vimos que não se deve jogar água de jeito nenhum no móvel. Também não se pode usar produtos químicos nesse processo. Você deve utilizar apenas água e pano úmido ou lustra-móveis.
Como você faz para conservar seus móveis de madeira? Compartilhe com a gente no espaço de comentários!
Leia também o post “Como escolher cor da tinta para os quartos da minha casa?”.