Os pontos de saída de água bem definidos devem fazer parte do projeto hidráulico do imóvel.
Imagine a seguinte situação: você reforma sua cozinha ou seu banheiro com o material mais moderno que existe, incluindo revestimento cuidadosamente escolhido. De repente, vem aquele pensamento assustador depois de olhar para o filtro de água: não há ponto hidráulico para conectá-lo. Em uma situação como essa, de obra finalizada, você terá apenas duas opções: quebrar tudo para abrir essa conexão ou ficar sem filtro.
Deu para perceber nesse exemplo que os pontos de saída de água são importantes para o sucesso de qualquer obra. Vamos falar sobre eles no terceiro post da série sobre a parte hidráulica do imóvel.
Avaliação correta dos pontos de saída de água para aparelhos e torneiras
Para que esse trabalho seja bem-sucedido, o encanador ou engenheiro responsável pela obra precisa pensar, na fase de planejamento, nos pontos de abastecimento que serão necessários.
Não se trata de fazer essa avaliação apenas para cozinha e banheiros. O quintal é outro ambiente que deve ser incluído por existir via de regra torneira, que é geralmente usada como fonte de água para regar as plantas, por exemplo.
O profissional responsável precisa saber que a altura das torneiras instaladas na bancada é diferente das que saem da parede. Outro detalhe: ele deve aconselhá-lo a escolher antes o tipo de cuba para que não haja erro sobre a medida.
Medição correta dos espaços ao definir a posição dos pontos de água
Além do lugar para a própria louça, é preciso deixar espaço para quem usará pia e vaso sanitário. É preciso prever ainda alguns centímetros para abertura da porta.
A medição incorreta é problema relativamente comum em lavatórios e privadas, o que resulta em desconforto para os usuários do banheiro. Importante: o vaso sanitário deve ter pelo menos 20 centímetros livres em cada uma das laterais.
O que achou do post? Ficou com dúvida? Pergunte ao nosso especialista Eduardo!
Leia também o post “Encanador deve criar projeto hidráulico do imóvel e segui-lo à risca”.