Instalação das louças e dos metais é última fase do trabalho hidráulico

No último post da série sobre a parte hidráulica do imóvel, você vai entender o porquê de fazer por último a instalação das louças e dos metais. Também compreenderá a importância de ter sempre por perto o plano ou projeto de instalação hidráulica.

Pias, torneiras e privadas devem ser instaladas só no fim da obra

O trabalho hidráulico possui várias etapas, sendo que uma pausa deve ser respeitada entre duas delas. Em uma dessas etapas, o profissional passa os canos e deixa os pontos de abertura no chão e na parede, seguindo o projeto hidráulico elaborado na fase inicial do processo. Na etapa seguinte, esse mesmo profissional, que pode ser um encanador ou o engenheiro responsável pela obra, faz a instalação das louças e dos metais, como lavatórios, pias, vasos sanitários, torneiras e misturadores.

Entre essas duas etapas, há uma pausa obrigatória no trabalho. Nesse momento, entram em cena o pedreiro, que instala pisos e/ou azulejos, e o pintor.

Você deve estar se perguntando a razão da interrupção do trabalho feito pelo encanador. O motivo é simples: evitar qualquer risco de danificar as louças e os metais adquiridos. Há outro também: permitir que pedreiro e pintor realizem melhor o trabalho com o espaço livre.

Guarde em local seguro o plano de instalação hidráulica

Conforme comentamos em post anterior, o encanamento não pode ser visto com o fechamento da parede. Como evitar então danificá-lo depois que a obra estiver pronta se você não sabe por onde os canos passam? Já mostramos que a elaboração do projeto hidráulico é imprescindível para o sucesso da obra. Guardar em local seguro esse planejamento é muito importante para resguardar o trabalho hidráulico feito e facilitar qualquer interferência futura que se mostre necessária.

 

O que achou da dica de deixar para o fim da obra a instalação das louças e dos metais? Deixe sua opinião no espaço de comentários!

Leia também o post “5 dicas para checar parte hidráulica antes de alugar imóvel”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.