Vender imóvel em tempos de crise é tarefa difícil. O poder de barganha do comprador se torna maior. Nesse contexto, a reforma adquire importância, já que a preocupação do vendedor é deixar a casa ou o escritório em excelentes condições.
Com a contração do crédito, as famílias precisam de mais dinheiro para dar entrada em um imóvel. Como estão endividadas, não têm esse valor. Aquelas que possuem o capital necessário pensam duas vezes antes de tomar essa decisão. O risco de perder o emprego nos dias de hoje é real. Como a demanda ou procura é menor, os preços dos imóveis caem.
De acordo com o índice FipeZap, que acompanha a variação nos valores de apartamentos anunciados para venda em 20 cidades, o preço dos imóveis caiu 6,25% no ano passado.
O vendedor de imóvel usado tem de enfrentar ainda a concorrência dos novos. Com o estoque em alta, as construtoras estão fazendo promoções atraentes em todo o Brasil para chamar a atenção do consumidor que ainda tem disposição para gastar ou precisa adquirir um imóvel.
O que o proprietário de imóvel usado deve fazer na reforma para ter possibilidade de venda? Reunimos abaixo quatro pontos de atenção.
1) Resolva as infiltrações
Não há nada que assuste mais o comprador do que as infiltrações. As marcas escuras na parede passam a impressão de descuido com o imóvel. Sem contar que o comprador sabe que terá de desembolsar uma grana antes de morar. E aí ele pode desistir do negócio ou desvalorizar seu imóvel para pagar menos alegando que terá de gastar para resolver o problema.
2) Pinte as paredes
Paredes pintadas fazem enorme diferença na percepção que o comprador terá do seu imóvel. A dica é usar cores neutras para transmitir sensação de limpeza.
3) Não se esqueça da fachada
Essa dica é mais importante caso você tenha uma casa. Pichações na fachada afugentam potenciais compradores. A fachada representa a primeira impressão que as pessoas têm da casa. Há quem interprete fachada pichada como pertencente a imóvel abandonado ou descuidado.
4) Mantenha a planta original
Essa dica se aplica a partir do momento em que você passa a morar no imóvel. Grandes reformas na estrutura podem ser um fator complicador na hora de vendê-lo. Aumentar a sala ocupando o espaço de um quarto ou instalar uma cozinha americana pode desagradar o futuro comprador.
Você tem outra dica? Compartilhe agora mesmo no espaço de comentários!