As esquadrias de ferro são muito usadas no Brasil. Infelizmente, a qualidade da mão de obra caiu muito nos últimos anos, o que torna questionável sua utilização.
Por causa da natureza e das dimensões do ferro, é possível produzir infinidade de modelos. Só que você precisa se assegurar de que o profissional responsável seja competente para obter sucesso nesse trabalho.
Vantagens
Preço
Em comparação com os outros tipos sobre os quais falamos nos posts anteriores da série, as esquadrias de ferro são mais baratas. O preço baixo é uma das principais vantagens para o consumidor.
Resistência a impactos
São consideradas altamente resistentes por suportarem o impacto do vento e da chuva – as famosas tempestades de verão. Se elas se mantêm firmes e fortes nessas condições adversas, é possível dizer que estão entre as mais resistentes.
Diversidade de estruturas
O mercado utiliza há muitos anos o ferro, que está na lista dos materiais mais antigos usados na construção civil. Os fabricantes têm domínio sobre ele, o que possibilita diversidade de estruturas.
Desvantagens
Manutenção
Você precisa fazer manutenção com frequência sob pena de deterioramento das esquadrias de ferro. O ferro se oxida facilmente, ainda mais se estiver próximo do mar. Ao enferrujar, o material perde automaticamente sua resistência, que representa, como vimos, uma das suas principais vantagens.
Se você tem uma casa ou um apartamento na praia e está preocupado com os efeitos da maresia, opte pelas esquadrias de PVC ou de alumínio. Ambas são próprias para as condições ambientais encontradas no litoral.
Peso
As esquadrias de ferro são pesadas, o que exige trabalho árduo na instalação. O processo fica assim mais caro para o consumidor.
Quer sugerir algum assunto para nosso próximo post? Escreva no espaço de comentários!
Leia também o post “Como escolher cor da tinta para banheiro e cozinha?”.