O porcelanato acetinado é altamente resistente a riscos. Essa é a característica mais valorizada pelos consumidores que optam por ele.
Confira abaixo as vantagens e desvantagens desse tipo de piso. É a terceira publicação da série que auxilia você a encontrar o porcelanato ideal para suas necessidades.
Vantagens do porcelanato acetinado
Comentamos rapidamente sobre sua resistência a riscos no começo do texto. Por que o acetinado tem chance menor de riscar? Por uma razão muito simples: não há nele verniz ou polimento em camadas nem verniz de polimento.
Essa não é sua única vantagem obviamente. O porcelanato acetinado também é à prova de manchas. Contribui muito para isso o acabamento, que possui menos brilho. Perceba que o acetinado brilha muito menos do que o polido sobre o qual já falamos no blog.
Esse brilho menor torna o ambiente mais aconchegante. Especialistas recomendam que o piso de porcelanato acetinado seja usado na sala e nos quartos.
O acetinado pode ser instalado até mesmo no box do banheiro, pois a probabilidade de manchar em contato com produtos típicos do banho, como xampu, condicionador e sabonete, é muito menor em comparação com o polido.
Se você está atrás de porcelanato para utilização em áreas úmidas, o acetinado é uma ótima escolha. As características do produto fazem com que ele seja menos escorregadio. Isso significa que o acetinado se encontra novamente no lado oposto do polido, que se caracteriza por oferecer alta probabilidade de escorregões.
Desvantagens do porcelanato acetinado
O porcelanato acetinado não permite arrependimento depois de instalado. Há dois motivos para você acreditar firmemente nisso. O primeiro deles é o custo da mão de obra mais elevada em comparação com os outros tipos de porcelanato. O segundo é a dificuldade de remoção do acetinado depois de instalado. Ambos os motivos levam à seguinte conclusão: a instalação do acetinado tem caráter definitivo a não ser que você aceite gastar bastante em sua substituição.
Caso você queira usar o porcelanato para substituir pedras naturais que costumam ser caras, como granito e mármore, o acetinado não é recomendado. Como você já sabe, o modelo não tem como característica o brilho, o que impossibilita sua similaridade com as pedras mencionadas.
As dicas deste post foram úteis para você? Não se esqueça de deixar seu comentário!
Leia também o post “Saiba se o porcelanato esmaltado é o piso ideal para seu imóvel”.