O brasileiro não tem o costume de fazer a manutenção da instalação elétrica da casa. Somente 5% das residências estão com a rede elétrica em dia, de acordo com estimativa recente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. A recomendação do IPT é contratar engenheiro elétrico ou técnico em eletricidade para realizar o trabalho de manutenção.
Reunimos cinco dicas para evitar que você tenha problema com a parte elétrica do seu imóvel.
1) Atenção para os sinais de perigo
A lista de problemas que indicam comprometimento da instalação elétrica é extensa. Fique atento aos seguintes sinais de perigo: fios desencapados, picos de energia, cheiro de queimado, conta de luz elevada, temperatura alta nas tomadas e nos aparelhos…
2) Proteja a rede elétrica
Invista nos dispositivos de segurança como o Diferencial Residual (DR), que protege você e sua família de um choque elétrico, pois detecta eventuais fugas de corrente. Mais do que isso: o DR desliga imediatamente o circuito ao identificar perigo.
3) Verifique o dimensionamento dos cabos
A bitola – largura do fio – deve respeitar as normas da ABNT reunidas na NBR-5410. A fiação deve ser bem instalada e contar com boas conexões a fim de evitar fios derretidos e choques elétricos.
4) Faça manutenção periodicamente
Avalie de forma minuciosa a rede elétrica do imóvel a cada dez anos no máximo. Como afirmamos, você precisará de um especialista, como um engenheiro elétrico. Nessa verificação, pode haver necessidade de substituir tomadas, benjamins, interruptores, além de cabos e fios comprometidos.
5) Nada de gambiarras
Ligar vários aparelhos em uma única tomada é gambiarra. Usar benjamins em excesso, o que sobrecarrega determinado local da instalação elétrica, também é, assim como emendar fios de forma incorreta e usar aparelhos de potência incompatível com a rede. As gambiarras correspondem ao motivo principal de acidentes causados pelo mau uso da eletricidade.
Está precisando fazer manutenção elétrica? Entre em contato com a gente!
Leia também o post “Confira dicas para economizar energia elétrica em casa”.