A telha termoacústica, também conhecida como sanduíche, fez com que o consumidor voltasse a utilizar a telha metálica.
Havia dúvida sobre o uso de uma cobertura metálica por causa de dois problemas que rondavam a cabeça das pessoas. Elas se perguntavam como poderiam escolher o metal se esse material de forma geral provoca barulho e calor intensos? Chuva e ventos fortes causam ruído irritante e persistente, por vezes ensurdecedor, nos diversos tipos de telha metálica. Em regiões de calor intenso, a recomendação era não adotar a cobertura metálica.
Como informamos, a situação mudou com a telha termoacústica. Composto de duas chapas metálicas, que podem ser de aço galvanizado ou da liga que mistura aço e alumínio conhecida como galvalume, o material contém um isolante no seu interior. Esse isolante tem espessura padrão de 30 milímetros e é feito de isopor ou poliuretano.
A denominação “sanduíche” vem da composição “telha metálica – isolante – telha metálica”. O isolante fica, portanto, entre as duas chapas de metal.
Controle térmico
Ao promover o controle térmico dos ambientes, não há necessidade de usar o ar-condicionado, gerando economia de energia elétrica.
Além do isolante que colabora com a manutenção da temperatura agradável no ambiente interno, a telha termoacústica reflete os raios do tipo ultravioleta.
O material é indicado ainda para regiões úmidas porque, ao controlar o aquecimento excessivo da cobertura pelo sol, evita a condensação da água e possíveis gotejamentos.
Controle acústico
O isolamento do som é obtido com o isopor. As lãs minerais, como rocha e vidro, podem ser usadas no lugar do isopor em construções que necessitem de maior proteção contra o fogo.
Você utiliza a telha termoacústica? Relate sua experiência no espaço de comentários! Solucione também suas dúvidas com nosso especialista Eduardo.
Leia também o post “Por que devo usar telha de madeira na minha casa?”.
2 Comentários para "Você sabe o que é telha termoacústica e por que você deve usá-la?"
Eu uso em todos projetos que executo,é de importância econômia tbm.
Bem lembrado, Elisângela. Agradecemos o comentário. 🙂