Saiba se a telha metálica é a melhor opção para sua casa

A telha metálica é produzida a partir de diversos materiais. Vamos conhecer os principais deles neste novo post da série sobre telhados. Existem no mercado as telhas de alumínio, que são usadas no Brasil desde 1950, as de aço dos tipos galvanizado, zincado e inoxidável e aquelas feitas de uma liga que mistura aço e alumínio conhecida como galvalume. Há ainda as telhas de cobre e de titânio que são resistentes à corrosão, conforme veremos mais para frente.

Muito usada na cobertura de shopping centers, indústrias, hangares e terminais rodoviários, ferroviários e portuários, a telha metálica começa a ser empregada em obras residenciais. A principal barreira para sua popularização está na telha de cerâmica, cuja predominância no Brasil impede sua ascensão.

 

Vantagens

1) Resistente

O aço revestido com alumínio, cobre, titânio ou bronze torna a cobertura resistente a fatores prejudiciais ao material como a corrosão. Na Europa, não é incomum encontrar igrejas com telhas de alumínio que já duram mais de cem anos.

2) Leve

Essa é uma característica importante porque permite economia de tempo e dinheiro na construção da estrutura da casa que sustentará o telhado. Também há ganho evidente gerado pela facilidade de manusear, transportar e montar a telha metálica.

3) Sustentável

A cobertura de metal, feita de materiais recicláveis como aço e alumínio, auxilia a construção a obter selos de sustentabilidade como o LEED. A montagem resulta em desperdício de material quase zero. Alguns sistemas mais complexos incorporam sistemas de captação de água pluvial para reuso.

 

Desvantagens

1) Cara

A telha metálica de zinco chega ao consumidor a um preço alto em comparação com outros tipos de telha disponíveis. A de aço também não fica muito atrás, tendo na média preço classificado como moderado.

2) Ruidosa

Essa é uma das características mais lembradas pelas pessoas. As telhas galvanizadas, por exemplo, ocasionam barulho durante a chuva ou por causa de fortes rajadas de vento. Esse ruído ocorre devido à vibração intensa da telha metálica, que possui vão maior em comparação com outros tipos.

3) Quente

O aumento da temperatura interna é creditado à telha metálica, que deixou por muitos anos de ser recomendada pelos especialistas para regiões quentes. Com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram as chamadas telhas termoacústicas ou sanduíche, que possuem propriedades específicas capazes de isolar não somente a temperatura como o som.

 

Ficou com alguma dúvida? Nosso especialista Eduardo está pronto para ajudar!

Leia também o post “Por que devo usar telha de madeira na minha casa?”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.