A umidade nas paredes internas atinge considerável número de construções. Já escrevemos aqui no blog sobre quatro situações, como manchas na base da parede e nos rodapés, geralmente identificadas por quem sofre com o problema.
Veja abaixo três casos diferentes de umidade nas paredes internas e as formas de solução.
1) Solução padrão
Essa é a solução tida como padrão para resolver a umidade. Como primeiro passo, a raspagem do reboco na região onde há infiltração. Depois de aguardar a secagem, é hora de passar para a etapa seguinte, que envolve a aplicação do produto impermeabilizante. Será preciso, além do produto, fazer novo reboco com massa de cimento bem forte. Importante: o impermeabilizante deve ser passado do lado de fora da parede com o objetivo de evitar a penetração da água.
2) Solução alicerce
Ao construir, use impermeabilizante no alicerce para evitar umidade nas paredes internas. Por estar em contato com a terra, estando exposto, portanto, à umidade o tempo inteiro, o alicerce precisa ser fortemente impermeabilizado. Em caso de fracasso nesse trabalho, a umidade subirá por ele e atingirá as paredes.
3) Solução telhado
Infiltração vinda de cima é muito mais fácil de resolver do que a que vem de baixo. Verifique a existência de telha quebrada, calha danificada ou qualquer outro meio que facilite entrada da água. Identificado o problema, resolva imediatamente. Quanto mais você protelar, pior se tornará o problema. A etapa seguinte envolve a retirada de um pedaço do reboco. Após ter certeza de que a área secou bem, basta rebocar e pintar novamente o local.
Precisa resolver o problema da umidade nas paredes internas da sua casa? Conte com a EMONO para fazer o serviço. Solucione todas as dúvidas com o especialista Eduardo.
Leia também o post “Aprenda agora mesmo como economizar água em casa”.