As esquadrias representam um dos itens mais importantes da obra e, por isso, mais custosos. Podem chegar a 18% do preço total de uma construção de alto padrão.
De uma forma ampla, esquadrias correspondem ao nome dado, em um projeto ou uma obra, às janelas, portas, portões, venezianas e outras aberturas dessa natureza.
Há diversos tipos disponíveis. Para facilitar a compreensão, o mercado divide as esquadrias em dois grupos. As prontas são adquiridas em lojas de varejo e possuem medidas determinadas ou padronizadas. Já as sob medida são feitas para uma obra específica, seguindo os critérios definidos pelo projeto.
Veja abaixo três motivos que tornam as esquadrias importantes para a obra.
1) Conforto térmico
As esquadrias têm enorme importância para o controle da temperatura da casa ou do apartamento. A direção dos ventos influencia no conforto térmico. Em São Paulo, a predominância dos ventos pertence ao Sul e Sudeste. A partir dessa informação, é possível posicionar as aberturas de forma que os ventos entrem, refresquem e saiam do ambiente. É a famosa e desejável ventilação cruzada.
2) Conforto acústico
Ao fazer o projeto de um imóvel, o engenheiro ou arquiteto mensuram com precisão os locais de maior incidência de ruído. Quartos e salas de estudo serão construídos o mais longe possível para que o barulho não incomode os futuros moradores. Caso o ruído seja acima do limite aceitável, cabe ao profissional aconselhar a compra de janelas antirruídos cujas características são durabilidade e ótima vedação. Quanto mais espesso o vidro, maior proteção contra o barulho.
3) Iluminação
A relação é muito simples: quanto mais luz natural, menos gasto com energia elétrica. Por isso, as esquadrias devem possibilitar o máximo de iluminação natural possível. Não custa nada lembrar que todo cômodo deve ter janela. Tem muita casa com poucas janelas, o que favorece o aparecimento da umidade.
Gostou do primeiro post da série sobre esquadrias? Continue acompanhando nosso blog para não perder os próximos! Deixe aqui suas experiências em relação à instalação de esquadrias!
Confira também nossa série sobre telhados clicando aqui.