Saiba como comprar piso com atestado de qualidade

Está atrás de piso de porcelanato ou de cerâmica para seu imóvel? Cuidado! Verifique com muito cuidado a qualidade do material para evitar dor de cabeça futura.

Para ajudar você nessa tarefa, o blog da EMONO aborda o atestado de qualidade concedido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

Piso de porcelanato

Observe se o produto escolhido é de qualidade A (extra). Esse tipo de piso atende a todas as normas técnicas. A informação está destacada na etiqueta colada no piso ou na caixa do produto. Veja ainda se o piso de porcelanato segue a norma de qualidade NBR 15463/2013 da ABNT.

Caso a embalagem não esteja disponível na loja, vale a pena chamar o vendedor e pedir que confirme essa informação. A qualidade A é importante para assegurar que os pisos de porcelanato tenham tamanhos regulares e não apresentem defeitos na superfície. Não confie em qualquer marca, ainda que seja conhecida. Assegure-se de que o produto seja realmente de qualidade A.

Se você já viu na loja a linha comercial ou linha C, percebeu que o preço do produto é menor. Isso ocorre porque as peças têm algum tipo de defeito. Elas não estão enquadradas nos critérios de qualidade A explorados no parágrafo anterior. Em outras palavras, você terá índice maior de perda de material na hora de instalar.

 

Piso de cerâmica

A chamada “cerâmica de primeira linha”, como o próprio nome diz, é certificada com tipo ou qualidade A. O raciocínio aqui é o mesmo apresentado para o piso de porcelanato. A norma NBR 13818/97 da ABNT traz todos os parâmetros que devem ser obedecidos para que o produto ganhe o selo de excelência.

Já a cerâmica tipo C ou tipo B denominada “segunda linha” apresenta defeitos visíveis, ainda que os fabricantes garantam que as peças são tão resistentes quanto as do tipo A.

Para o piso de cerâmica, existe ainda uma terceira linha chamada de refugo. A cerâmica do tipo D também tem defeitos visíveis, mas não conta com garantia de resistência do fabricante.

 

Selo da Qualidade para o Porcelanato

A Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) criou o Selo da Qualidade para o Porcelanato. O objetivo é mostrar para os consumidores todos os produtos que atendam aos requisitos da norma NBR 15463/2013 da ABNT. O selo faz parte do Programa de Qualidade para Porcelanato desenvolvido pela associação.

 

Leia também o post “4 maneiras de proteger seu imóvel da parede torta”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.